Pubvet
Pectus Excavatum em Buldogue Inglês Pectus Excavatum em Buldogue Inglês
“Pectus excavatum ou peito escavado é uma afecção congênita caracterizada por compressão dorso ventral e um aumento da largura torácica, em virtude do crescimento... Pectus Excavatum em Buldogue Inglês

Pectus excavatum ou peito escavado é uma afecção congênita caracterizada por compressão dorso ventral e um aumento da largura torácica, em virtude do crescimento anormal do esterno e cartilagem em uma depressão condroesternal. Anomalia desenvolvida na vida intrauterina resultante de expressões genômicas herdáveis. Tratando-se de uma enfermidade rara sua etiologia ainda não é explicada, relacionada ao um gene autossômico dominante, acomete geralmente cães de raças braquicefálicas, sendo não correlacionando com predisposição sexual. Pacientes acometidos pela Pectus excavatum apresentam sinais que acometem os sistemas cardiovasculares e respiratório. O diagnóstico baseia-se na anamnese e radiografia torácica”.

 

Figura 1. Pectus Excavatum em filhote de cão da Raça Buldogue Inglês.

 

Figura 2. Radiografia do tórax látero-lateral e dorso-ventral de filhote de cão Buldogue Inglês com Pectus Excavatum.

Figura 3. Colocação de tala em filhote de cão com Pectus Excavatum.

Figura 4. Incidência ventro-dorsal do tórax da paciente após o tratamento com a utilização da tala.

Figura 5. Paciente após a retirada da tala.


Quer saber mais? Clique aqui e acesse na íntegra o artigo Tratamento não invasivo de Pectus Excavatum em Buldogue Inglês: Relato de caso.

Autores: Cinthia Nayara Oliveira de Moura, Guilherme Dipp

Pubvet

Somos, há dez anos, uma editora especializada em publicações na área da Medicina Veterinária e Zootecnia. Nossa missão é estabelecer a comunicação entre o campo e a academia :)