


A Pubvet elaborou uma lista com os cinco artigos mais lidos no mês de março!
Agradecemos a comunidade de pesquisadores e profissionais atuantes que fazem da nossa revista uma referência para as áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia.
Fique à vontade e acesse os itens abaixo. Boa leitura 🙂
Dica: clique nas palavras-chave e confira outros artigos da Pubvet relacionados ao mesmo tema.
Características epidemiológicas, zoonóticas, clínicas, patológicas e diagnósticas da Doença de Chagas
Trypanosoma cruzi, antropozoonoze, animais domésticos, epidemiologia
“Tripanossomíases causadas por Trypanosoma spp são zoonoses e antropozoonoses de importância em medicina humana e veterinária. A doença de Chagas figura como uma das mais importantes nas Américas e é causada pela infecção por Trypanosoma cruzi. Os hospedeiros se infectam principalmente pelo contato das fezes infectadas do vetor com o orifício aberto no momento da picada do inseto, ou por via digestiva. A prevenção se baseia principalmente em medidas de controle ao vetor. É uma doença de difícil tratamento, sendo possível quase que exclusivamente na fase aguda. Este trabalho teve por objetivo descrever as características epidemiológicas, zoonóticas, clínicas, patológicas e diagnósticas da doença de Chagas”.
Autores: Renan Paraguassu de Sa Rodrigues; Marina Pinto Sanches; Letícya Lorrayne da Silva Soares; Maria Angélica Parentes da Silva Barbosa; André Braga de Souza; Elzivânia Gomes da Silva; Laecio da Silva Moura; Jefferson Rodrigues de Araújo; Gerson Tavares Pessoa
Diagnóstico e tratamento de lúpus eritematoso discoide canino: Relato de caso
dermatopatias, lúpus eritematoso discoide, poodle
“O complexo Lúpus Eritematoso (LE) é constituído por um conjunto de dermatopatias autoimunes que pode se manifestar em duas apresentações clinicas principais: o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) e o Lúpus Eritematoso Discóide (LED). O diagnóstico clínico do LED muitas vezes é um desafio, devido à variedade de sintomas que pode ocorrer tanto no lúpus, como em outras patologias dermatológicas, fato este que interfere na rapidez do diagnóstico e consequentemente no tratamento e melhora do paciente […]”.
Autores: Vanessa Lucas da Silva, Cynthia Levi Baratta Monteiro, Michelle Costa e Silva, Raimundo Diones Carneiro, Euclides Rodrigues Pereira Junior, Lorena Vasconcelos de Lucena
Uso de medicamentos homeopáticos para o tratamento da mastite bovina: Revisão
homeopatia, mastite, medicina alternativa, tratamento, vacas de leite
“A mastite se apresenta como a doença de maior importância em vacas de leite, devido aos prejuízos causados pela perda de produtividade e descarte de leite de acordo com alguns tratamentos, como os antimicrobianos. Diante da problemática dos antibióticos pela má aplicação ou resistência bacteriana, uma alternativa para o controle da mastite é o uso da homeopatia. O objetivo do presente trabalho é informar o que já foi pesquisado sobre o uso de medicamentos homeopáticos para o tratamento da mastite”.
Autores: Renan Almeida de Jesus, César Alberto Coutinho
Fibra para ruminantes: Aspecto nutricional, metodológico e funcional
digestibilidade, metabolismo energético, produção animal
“OA fibra representa um componente indispensável e um dos principais itens da dieta de ruminantes, que dependendo de suas características físicas e químicas pode interferir diretamente na fisiologia digestiva do rúmen. Na prática, a fibra no balanceamento das rações recebe termos diferenciados, de acordo com suas características de solubilidade e degradação. Dentre esses termos, inclui FB (fibra bruta), FDN (fibra em detergente neutro) e FDA (fibra em detergente ácido), sendo a FDN mais relacionado aos carboidratos estruturais (celulose, hemicelulose e pectinas), o qual é mais utilizado por interferir no aproveitamento da dieta pelo animal, em que sua quantidade pode estimular ou inibir o consumo de alimento pelos ruminantes […]”.
Autores: Aldivan Rodrigues Alves, Leonardo Augusto Fonseca Pascoal, Gabriela Brito Cambuí, Jaqueline da Silva Trajano, Claudete Maria da Silva, Glayciane Costa Gois
Relação homem-animal durante procedimento clínico cirúrgico e pós-operatório em bezerro Holandês Preto e Branco acometido por atresia anal: Relato de Caso
anomalia anorretal, bem-estar, bovino, cirurgia, malformação congênita
“Este relato tem o objetivo de descrever a relação homem-animal durante tratamento clínico-cirúrgico e pós-operatório em bezerro holandês acometido por atresia anal e seus possíveis efeitos no bem-estar e no ganho de peso. Atresia anal é uma malformação congênita com oclusões no reto e ânus que ocorre nos animais e no homem. O bem-estar de animais afetados por dor e sofrimento no pós-operatório pode ser influenciado pela relação homem-animal […]”.
Autores: Jackson do Amaral, Guilherme Trevisan