

Infecção natural por Cytauxzoon felis em onça parda
Imagem da semana novembro 24, 2017 Pubvet

“Vários fatores como desmatamento e expansão da agricultura e pecuária tem promovido o contato próximo entre animais selvagens e domésticos, levando ao compartilhamento de patógenos, dentre eles o Cytauxzoon felis. O objetivo com este trabalho é relatar um caso de cytauxzoonose em Puma concolor de vida livre proveniente da região sudoeste de Mato Grosso do Sul, Brasil […]”.
Fonte: Antunes et al., 2018
Clique no ícone e abra a imagem em alta resolução.
A. Esfregaço de sangue periférico. Inclusões intraeritrocitárias compatíveis com Cytauxzoon felis (setas). Em destaque o piroplasmídeo para melhor visualização. Objetiva de 100x, barra: 20 µm, coloração do tipo hematológica rápida.
B. Resultado de amplificação por PCR de amostra de sangue periférico de Puma concolor demonstrando reação positiva para Cytauxzoon felis. Poço 1 – Marcador de pares de base “Low Molecular Weight DNA Ladder” (New England Biolabs); Poço 2 – Controle negativo; Poço 3 – Amostra de DNA extraída do sangue periférico de Puma concolor.
Quer saber mais? Clique aqui e acesse na íntegra o artigo Infecção natural por Cytauxzoon felis em onça parda (Puma concolor) de vida livre proveniente da região sudoeste de Mato Grosso do Sul, Brasil.