Pubvet
5 artigos mais acessados em janeiro 5 artigos mais acessados em janeiro
A Pubvet elaborou uma lista com os cinco artigos mais lidos no mês de janeiro! Agradecemos a comunidade de pesquisadores e profissionais atuantes que... 5 artigos mais acessados em janeiro

A Pubvet elaborou uma lista com os cinco artigos mais lidos no mês de janeiro!

Agradecemos a comunidade de pesquisadores e profissionais atuantes que fazem da nossa revista uma referência para as áreas de Medicina Veterinária e Zootecnia.

Fique √† vontade e acesse os itens¬†abaixo. Boa leitura¬†ūüôā

Dica: clique nas palavras-chave e confira outros artigos da Pubvet relacionados ao mesmo tema. 


Erliquiose x Babesiose canina: relato de caso

Babesia canis, c√£o, Ehrlichia canis

“As hemoparasitoses babesiose e erliquiose canina frequentemente est√£o associadas. Transmitidas pelo carrapato Rhipicephalus sanguineus, parasitam c√©lulas como neutr√≥filos e eritr√≥citos, causando anemia acentuada, apatia, perda de peso, anorexia, epistaxe, febre, pet√©quias, dentre outras manifesta√ß√Ķes cl√≠nicas”.

Autores: Zuliete Aliona Araujo de Souza Fonseca, Êlika Suzianny Sousa, Edinaidy Suianny Rocha de Moura


Prolongamento de palato mole ‚Äď Estafilectomia: Relato de caso

palato mole, ronco, dispnéia, síncope

‚ÄúConsiderada uma altera√ß√£o prim√°ria nos c√£es braquicef√°licos, o prolongamento do palato mole, pode ser observado em animais jovens, por√©m, √© considerado um problema pouco diagnosticado na pr√°tica. C√£es que apresentam o prolongamento podem ter desordens respirat√≥rias, podendo um dos sinais cl√≠nicos ser a respira√ß√£o abdominal e o ronco. A corre√ß√£o do prolongamento de palato se d√° de forma cir√ļrgica, pelo procedimento denominado estafilectomia, que consiste na remo√ß√£o da por√ß√£o terminal do palato mole‚ÄĚ.

Autores: Mariana Ferreira Franco, Waleska de Melo Ferreira Dantas, Tatiana Borges de Carvalho, Letícia Bergo


Luxação de patela lateral, congênita, bilateral em cão: Relato de caso

claudicação, luxação patelar congênita, luxação patelar lateral

‚ÄúFoi diagnosticado um caso de luxa√ß√£o patelar lateral bilateral cong√™nita em um c√£o, macho, da ra√ßa Poodle, dois anos de idade, que inicialmente apresentava grau 3, evoluindo ao grau 4 no membro esquerdo ap√≥s cirurgias para corre√ß√£o. A luxa√ß√£o patelar lateral √© pouco frequente e afeta principalmente c√£es de ra√ßas grandes e gigantes, sendo condi√ß√£o rara em c√£es de ra√ßas pequena e miniatura‚ÄĚ.

Autores: Ana Estelita Nascimento de Carvalho, Adriana Elizabeth Cordeiro Barbosa, Daniella Ka√≠sa de Oliveira Bezerra, Claudina Rita de Souza Pires, Carolina Franchi Jo√£o, Maridelzira Bet√Ęnia Moraes David, Luiz Fernando Moraes Moreira


Desenvolvimento e zoometria de caprinos leiteiros jovens de diferentes grupos genéticos

caprinocultura, condi√ß√Ķes √°ridas, grupos ex√≥ticos, medidas biom√©tricas

‚ÄúObjetivou-se com o presente trabalho avaliar o efeito do grupo gen√©tico sobre o desenvolvimento e zoometria de caprinos leiteiros jovens. O estudo foi desenvolvido no munic√≠pio de Coit√© do N√≥ia, AL, mensurando-se 166 cabritos Saanen, Toggenburg, Alpina Americana, Parda Alpina, Murciana e Mesti√ßos. A partir do desmame (60 dias), e a cada 21 dias, at√© 144 dias de idade, foram realizadas as pesagens dos animais e as seguintes medidas zoom√©tricas: comprimento corporal, per√≠metro tor√°cico, altura da cernelha, altura da garupa, largura de peito, largura de garupa, comprimento de garupa e per√≠metro escrotal”.

Autores: Leandro Santos e Silva, Darlan Silva dos Santos, Edneide Rodrigues da Silva, Jord√Ęnia Kely Barbosa da Silva, Gislaine Alexandrino da Silva, Gisele Maria Nunes Vieira, Greicy Mitzi Bezerra Moreno


Estudo do mercado e produção do cavalo Brasileiro de hipismo no estado de São Paulo

concorrência monopolística, demanda, oferta, equinocultura

‚ÄúO Brasil possui aproximadamente 5,8 milh√Ķes de equinos. Destes, 8.700 s√£o Brasileiro de Hipismo, registrados na associa√ß√£o que a representa. A ind√ļstria do cavalo movimenta, no Brasil, R$16,15 bilh√Ķes ao ano e gera 610 mil empregos diretos e indiretos. A ra√ßa Brasileiro de Hipismo teve exemplares convocados para as equipes brasileiras em competi√ß√Ķes sul-americanas, pan-americanas e ol√≠mpiadas. A crescente demanda por animais da ra√ßa e o bom desempenho em competi√ß√Ķes t√™m tornado este mercado bastante relevante‚ÄĚ.

Autores: Bruna Egydio de Sousa Santos, Roberta Ariboni Brandi, Augusto Hauber Gameiro

Pubvet

Somos, h√° dez anos, uma editora especializada em publica√ß√Ķes na √°rea da Medicina Veterin√°ria e Zootecnia. Nossa miss√£o √© estabelecer a comunica√ß√£o entre o campo e a academia :)

Sem comentários até o momento

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *