Pubvet
Tratamento clínico-cirúrgico de osteomielite bacteriana em Kinosternon scorpioides Tratamento clínico-cirúrgico de osteomielite bacteriana em Kinosternon scorpioides
“O tratamento de infecções bacterianas em répteis ainda é pouco estudado e descrito. Na maioria das vezes os casos são tratados empiricamente, sem identificação... Tratamento clínico-cirúrgico de osteomielite bacteriana em Kinosternon scorpioides

“O tratamento de infecções bacterianas em répteis ainda é pouco estudado e descrito. Na maioria das vezes os casos são tratados empiricamente, sem identificação dos agentes envolvidos nos processos, fato que associado à escassez de dados disponíveis sobre diagnóstico, tratamento e desfecho dos casos, dificulta a evolução do conhecimento na medicina desses animais. Sendo assim, este relato aborda informações relevantes sobre um caso de osteomielite bacteriana, bem como o tratamento clínico-cirúrgico adotado e bactéria envolvida no processo patológico. Ressalta-se que o manejo inadequado é fator preponderante no diagnóstico de doenças nesses animais, sendo imprescindível sua adequação a fim de diminuir o estresse em cativeiro.”

Fonte: Guimarães et al, 2018.

Clique na miniatura e abra a imagem em alta resolução.


A. Radiografia do animal em projeção dorso-ventral evidenciando área de diminuição de radiopacidade (seta) em região de hioplastrão.

B. Radiografia do animal em projeção lateral oblíqua evidenciando área de reação periosteal (seta) em região de hioplastrão.

C. Aspecto do plastrão após o debridamento (notar perda de tecido ósseo).


Quer saber mais? Clique aqui e acesse na íntegra o artigo Tratamento clínico-cirúrgico de osteomielite bacteriana em Kinosternon scorpioides (Linnaeus, 1766) (Testudines, Kinosternidae): Relato de caso.

Autores: Claudio Douglas de Oliveira Guimarães, Jean Caio Figueiredo de Almeida, Adriano Pereira Leão, Hérika Regina Vieira Santiago, Alanna do Socorro Lima da Silva, André Luiz Alves de Sá, Maridelzira Betânia Moraes David, Maria das Dores Correia Palha, Luiz Fernando Moraes Moreira.

 

Pubvet

Somos, há dez anos, uma editora especializada em publicações na área da Medicina Veterinária e Zootecnia. Nossa missão é estabelecer a comunicação entre o campo e a academia :)

Sem comentários até o momento

Seja o primeiro a comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *